A Reumatologia é a especialidade da Medicina que estuda, diagnostica e trata diversas doenças que afetam o sistema musculoesquelético e o tecido conjuntivo, encontrado nos órgãos e estruturas do nosso corpo como articulações, tendões, ossos, coluna, músculos, pele, coração e rins.
O que faz um Reumatologista?
O Reumatologista é o médico destinado ao diagnóstico e tratamento de doenças articulares e do aparelho locomotor, com o objetivo principal de aliviar as dores e restaurar a funcionalidade dos pacientes.
É papel do Reumatologista também o diagnóstico e manejo de doenças autoimunes.
Doenças autoimunes são doenças crônicas, onde temos a produção de anticorpos que irão atacar os próprios órgãos e tecidos, ocasionando uma série de manifestações clínicas que podem atingir articulações, pele, sistema hematológico, rins, sistema nervoso central, entre outros.
Conheça algumas doenças reumatológicas:
– Fibromialgia;
– Osteoartrite / Osteoartrose;
– Osteoporose;
– Cervicalgia (dor cervical) e lombalgia (dor na lombar);
– Tendinopatias, bursites e tendinites;
– Artrite reumatóide;
– Espondilite Anquilosante;
– Artrite psoriásica;
– Gota;
– Lúpus;
– Síndrome de Sjögren;
– Esclerose sistêmica;
– Febre reumática;
– Síndrome Anti- fosfolipíde;
– Vasculites
Qual a importância de se consultar com um Reumatologista ?
As doenças reumáticas são doenças crônicas que atingem o aparelho locomotor, isto é, ossos, articulações, cartilagem, músculos, tendões e ligamentos. É essencial que a história clínica do paciente seja esmiunçada na consulta, para que o profissional saiba com maior precisão possível a causa da dor do paciente e assim proporcionar maior qualidade de vida para este.
No que se refere ao manejo das doenças autoimunes, o reumatologista é o profissional que irá unir todas as peças necessárias para o diagnóstico e tratamento adequados do paciente, sempre objetivando a remissão da doença, ou seja, que a doença permaneça ‘’ adormecida’’.